segunda-feira, 23 de março de 2015

Divergente - RESENHA

Qualquer pergunta que possa ser respondida deve ser respondida ou ao menos considerada. Processos ilógicos de pensamento devem ser desafiados assim que surgem. Respostas erradas devem ser corrigidas. Respostas certas devem ser confirmadas.- DO MANIFESTO DA ERUDIÇÃO

     Quero começar dando um aviso a vocês: ''NÃO ASSISTAM O FILME ANTES DE LER O LIVRO''. Ai você me pergunta: ''Por que? Todo mundo fala isso, não é novidade nenhuma''. Bom, aqui vai minha resposta: ''Tem muita coisa que é realmente diferente no livro e que o filme acrescentou pra dar uma ação maior que pra mim é desnecessária. E eu achei a Tris no livro bem mais forte do que aparenta no filme. E o Quatro muda muito... muito mesmo''.
   
     Eu cometi o erro de assistir ao filme primeiro, e ao ler o livro eu me surpreendi com a diferença entre a Tris do filme e a Tris do livro, e em várias partes notei uma diferença imensa um com o outro. Gente, o livro é mil vezes melhor... sem comparação! Leia meu conselho, sério. Você irá ficar revoltada com o filme se assistir primeiro que ler o livro e isso pode atrapalhar a sua leitura, assim como atrapalhou a minha, porque eu ficava comparando um com o outro direto, mania feia, mas fiz mesmo assim (ficando muito repetitivo né?! Parei, sério).

     Eu amei cada pedacinho do livro e com certeza ficou um gostinho de quero mais, e não tenho nada de ruim pra falar sobre a leitura. Agora vamos falar um pouco sobre o livro. O que eu percebi é que a autora conta a história de um país destruído pela guerra e que para manter a paz, decidiram fundar facções pelas habilidades e qualidades de cada cidadão, então ficou decidido que seriam 5 facções divididas entre a Amizade, Abnegação, Audácia, Erudição e Franqueza. Se por acaso alguma pessoa não se encaixasse ou fosse expulso da sua facção, ele seria chamado de sem facção e viveria a margem da sociedade. Quando uma pessoa chega aos 16 anos, ela escolhe sua facção baseado em um teste de aptidão e sua vontade. Mas existem certas pessoas que podem apresentar várias aptidões para facções diferentes, o que não é aceito na sociedade, e essas pessoas são chamadas de Divergentes e todos temem eles (eles não podem ser controlados).

      Acho que dei muito spoiler. Bom, enfim, você vai se entregando a história da Tris em sua busca pela verdade e em como as coisas podem ser difíceis em uma nova facção. Cada personagem do livro é lindo e você vai se apaixonando por eles sem nem sentir. Eu amei o livro, é uma leitura fácil e muitas vezes divertida, tem seus momentos de ação que são intensos e arrebatadores (mortes - segurem suas lágrimas).

      O motivo de eu ter colocado o manifesto da Erudição foi porque eu acho que se eu fizesse esse teste de aptidão eu seria da Erudição com certeza kkkk', Mas sou do bem galera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário